A iniciativa visou promover um espaço de análise e troca de impressões sobre o momento actual da APME, os desafios presentes e emergentes que reclamam a atenção da agremiação, e outros aspectos relevantes da vida institucional da organização.
Durante os trabalhos, foram abordados temas cruciais como a necessidade de reforçar a coesão interna, promover um maior alinhamento estratégico, cultivar o espírito de equipa e fortalecer a cooperação funcional entre os diversos órgãos e estruturas. Um dos principais focos da reflexão foi o posicionamento institucional da APME, num contexto que exige mais acção concertada e capacidade de afirmação.
Contudo, foi a comunicação que emergiu como o tema central do encontro, consensualmente reconhecida como uma área fundamental e prioritária para a prossecução da missão da APME. Todos os intervenientes convergiram na necessidade urgente de estruturar e dinamizar a comunicação institucional, tornando-a uma ferramenta eficaz de mobilização, influência e prestação de contas, interna e externamente.
Outro ponto relevante que mereceu concordância geral foi a importância de institucionalizar encontros desta natureza com uma periodicidade regular, como espaço de balanço, alinhamento e projecção de acções futuras.
Este encontro de reflexão reforça o dinamismo e vitalidade da APME, e evidencia a sua aposta num funcionamento cada vez mais coeso, estratégico e orientado para resultados, com a comunicação no centro das suas prioridades institucionais.